Sopa de Cebola é uma receitinha fácil, econômica e perfeita para o inverno. E liberada para quem quer perder uns quilinhos nessa quarentena. Clique aqui para aprender a fazer!

Receita boa é receita simples e fácil de fazer e econômica. No caso dessa sopinha de cebola, você vai usar apenas 4 ingredientes (eu disse 4!!). Agora você nem tem a desculpa de que não tem os ingredientes em casa para fazer a receita.

Ingredientes para a sopa de cebola:

  • 3 colheres de sopa (generosas) de manteiga sem sal
  • um fio de azeite
  • 3 cebolas
  • 2 dentes de alho picado
  • 1,5 l de caldo de carne (eu usei caseiro, mas você pode usar o de tablete se preferir)
  • 1 caixinha de creme de leite (200 gr)

Como fazer a sopa de cebola:

Para começar a fazer nossa sopa de cebola, coloque a manteiga na panela junto com um fio de azeite. Ele vai impedir que a manteiga queime, o que acontece, caso ela não esteja misturada com o óleo, que pode ser azeite ou qualquer óleo vegetal.

Hora de entrar com a cebola. Coloque todas na manteiga e deixe dar uma boa murchada. Isso vai demorar mais ou menos uns 10 minutos. Ela precisa ficar bem macia.

Quando terminar esse processo acrescente o alho picadinho e deixe fritar por alguns minutos. Depois, agregue 1/2 xícara de farinha de trigo. É ela que vai encorpar o caldo da sopa de cebola. Deixe a farinha pegar uma cor antes de entrar com o caldo de carne. Ou caldo de legumes, se você for vegano ou vegetariano.

Tempere com uma pitada de orégano seco e deixe o caldo reduzir por mais uns 10 minutos. Por último, tempere com sal e pimenta. Para finalizar, coloque o creme de leite.

Para fazer sopa de cebola vegana:
Substitua a manteiga por azeite ou óleo vegetal e o caldo de carne por caldo de legumes. Não use o creme de leite no final.