A empanada da chefe Paola Carosella fazem sucesso e já ganharam o prêmio de melhor empanada de São Paulo. Aprenda a fazer aqui!

Já tá pensando naquela travessa de empanada quentinha, com casquinha levemente crocante, super temperada saindo do forno? Nossa, água na poca só de pensar. Essa receita não é das mais fáceis, mas vale cada minuto de massa amassada.

Ingredientes para fazer a massa da empanada:

– 500 g de farinha de trigo

– 1 colher (chá) de sal

– 115 g de banha de porco

Ingredientes para fazer o recheio da empanada

– 115 g de banha de porco

– 50 ml de azeite

– 2 cebolas picadas

– 1 folha de louro

– 1 colher (chá) de pimenta calabresa

– 1 colher (chá) de cominho em pó

– 1 colher (chá) de páprica

-Sal e pimenta-do-reino à gosto

– 400 g de coxão mole moído

Como fazer a massa da empanada:

Vamos começar pela massa da empanada, que precisa descansar 3 horinhas na geladeira antes de ser aberta. Pode até deixar 24h, já que quanto mais tempo ela descansa, mais crocante ela fica.

Em uma panela aqueça 1 xícara de água. Enquanto isso peneire a farinha e acrescente o sal. Quando a água tiver aquecida, coloque a banha para derreter.

Vá despejando na farinha, aos poucos, a mistura de água com a banha derretida. Misture a massa da empanada com a mão até ela ficar bem homogênea. Quando estiver pronta faça uma bolinha e envolva-a com filme PVC. Deixe-a descansando na geladeira.

Como fazer o recheio da empanada:

Coloque a cebola para dourar no azeite com a banha de porco, o louro e a pimenta. Coloque o restante dos temperos secos e depois acrescente a carne moida e deixe fritando até que ela mude de cor. Quando mudar de cor, coloque uma xícara de água quente e desligue o fogo. Deixe o recheio esfriando e depois leve para a geladeira.

Veja no vídeo como abrir a massa, colocar o recheio e fechar! :o)